sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A música clássica como você nunca viu

 Por Ricardo Paulino de Aguiar

Bach retirado desse link
   Frequentemente sou questionado sobre o meu gosto por música erudita. Desde muito jovem fui habituado a ouvir grandes intérpretes de instrumentos musicais. aos 9 anos de idade iniciei meus estudos musicais e optei pelo saxofone.
No início foi difícil. Não tinha muita disciplina para estudar e parecia que aquelas "bolinhas pretas" ( notas da partitura) não entravam na minha cabeça. Foi uma fase árdua, mas eu nunca pensei em desistir.
   O tempo foi passando e lentamente fui desenvolvendo minha técnica pessoal de tocar saxofone e adquiri uma boa habilidade, além de um ouvido apurado. 
Mas tarde, também estudei violino (por 5 anos) e me apaixone pelos concertos de violino, conhecendo obras de grandes mestres como Paganini, Brahms, Bach, Riedind, Wieniawski entre outros.
   Passei a amar a música sem preconceitos.
Muitas pessoas dizem que não gostam de música clássicas depois de ouvirem apenas uma vez determinada peça. Mas, eu acredito que, em se tratando de música erudita, há uma diversidade muito grande. Por exemplo, alguém que ouviu uma peça de Mozarte não gostou, terá ainda a chance de gostar de outros compositores, como a Bach, Vivaldi, Beethoven, entre tantos outros com estilos totalmente diferentes e, às vezes, antagônicos.
   É verdade que desses, compositores acima, apenas algumas peças consigo executar. Porém, quando ouço alguma obra tocada por um grande violinista eu me sinto como se fosse transportado para um lugar diferente, onde prevalecem as emoções e os sentimentos principalmente de alegria e paz.
   Para mim, através  da música erudita tenho a oportunidade de experimentar sensações que não teria se não não fosse através de um instrumento musical, qualquer que seja ele.
Por isso, aqui vai uma dica: ouça de tudo, sem preconceitos e não julgue nenhum estilo somente por ter ouvido uma única música. Aprecie e você pode se surpreender! 

História do violino:
 Paganini:
 Exemplos de música de Paganini

 Exemplos de música de Chopin:
 Exemplos de música de Bach:

PS: Esses links de imagens e vídeos estão disponíveis em uma busca simples pelo google, sendo disponibilizadas para divulgação sem fins lucrativos de cultura e para lazer pelo blog, não sendo de responsabilidade dele a postagem na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário